Eventos:

enfob.png

O I Encontro de Física do Oeste da Bahia tem por objetivo estabelecer um quadro acerca dos rumos da Física Contemporânea e os desafios para sua divulgação nos diferentes níveis de formação, e seus impactos sociais, econômicos e culturais para a sociedade do século XXI. Neste contexto, o evento pretende divulgar os temas e os projetos de pesquisa desenvolvidos pela área de Física na UFOB, e em outras instituições de pesquisa do Brasil.

COMUNICADO

Com a atual situação mundial devido ao contágio do novo coronavírus, ao qual tem levado ao surto da COVID19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a não-realização de aglomeração de pessoas de qualquer natureza. Além dos mais, os picos de contágio e propagação da COVID19 tem ocorrido em diferentes épocas nos diversos países e inclusive ocorrerá em diferentes regiões do Brasil.

 

Como o propósito das medidas sanitárias adotadas é causar o já famoso “achatamento” da área sob a curva de propagação, isso leva a uma tendência a reduzir a probabilidade colapso do sistema de saúde, mas também aumenta o período de espalhamento do vírus, dando a entender que as proibições para grandes aglomerações perdurem por todo o ano de 2020.

Tendo isto em conta, a organização do I Encontro de Física do Oeste da Bahia (ENFOB) decidiu adiar sua realização sem nova data oficial, pois um novo planejamento precisa ser feito para nos enquadrarmos na nova situação sanitária que deverá perdurar por um tempo.

Pensando no bem-estar de todos, esse adiamento é inevitável, visto que, a busca por sua realização em tempo hábil iria prejudicar os palestrantes externos – que poderão, com toda razão, desistir de vir à Barreiras – e o público em geral, que não sabemos quando terão confiança para se pôr em situação de aglomeração em ambiente fechado.

Apesar da situação incerta, a organização do ENFOB buscará manter o evento vivo e ativo em suas redes sociais como forma de não desistir do objetivo principal do encontro, que é o crescimento da Física na região oeste da Bahia, uma maior interação dentre os pesquisadores de todo o país e o fortalecimento do pensamento científico, tão combatido na conjuntura mundial, mas tão necessário, principalmente depois dessa pandemia.

 

Agradecemos a compreensão de todos.

© 2019 - Grupo de Informação Quântica e Física Estatística.

Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias - Universidade Federal do Oeste da Bahia

Campus Reitor Edgard Santos. Rua Bertioga, 892, Morada Nobre I, 47810-059 Barreiras, Bahia, Brasil.